Na sexta-feira (1º), o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus deu continuidade aos procedimentos urológicos de alta complexidade. Com os serviços ampliados, desde fevereiro, a unidade realiza cirurgias como a prostatectomia e a nefrectomia, garantindo atendimento aos pacientes sem necessidade de deslocamento para outros municípios.
A prostatectomia, um dos principais tratamentos contra o câncer de próstata – segunda causa de morte entre homens no Brasil -, e a nefrectomia, que envolve a retirada parcial ou total do rim, são acessíveis para a população. Essas cirurgias trazem um atendimento mais próximo e humanizado para os moradores de Quissamã.
A secretária de Saúde, Milena Viana, reforçou o compromisso em promover mais comodidade aos pacientes que antes precisavam se deslocar para municípios vizinhos.
“Com a possibilidade de realizar desde o pré-operatório até o acompanhamento pós-cirúrgico no próprio município, os pacientes ganham em conforto e agilidade. A realização das cirurgias na cidade elimina o desgaste de viagens e as esperas maiores por vagas em cidades vizinhas, promovendo um tratamento mais acolhedor”, comentou.
O urologista Gabriel Lacerda, responsável pelos procedimentos, destaca que o início do projeto foi um avanço para a população.
“Poder realizar todo o pré, intra e pós-operatório na mesma cidade traz mais segurança e qualidade de vida para o paciente. Temos a estrutura necessária para oferecer um atendimento completo e cuidadoso”, completou.
Fonte: Prefeitura de Quissamã