Segunda ação para entrega de embalagens vazias de agrotóxicos nesta terça-feira em Campos

O evento será realizado na localidade de Campo Limpo, na RJ 216 (Campos-Farol), perto da Igreja Nossa Senhora do Rosário, das 9h às 16h

Por Luana Clara

Foto: PMCG

Os produtores rurais de Campos e região terão mais uma oportunidade para devolver as embalagens vazias de agrotóxicos. É que nesta terça-feira (5), das 9h às 16h, será realizada a segunda ação do evento “Campo Limpo”, na localidade de Campo Limpo, na RJ 216 (Campos-Farol), perto da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Na primeira ação, que aconteceu no último dia 31 no km 13, próximo à localidade de Santa Ana, em Travessão, foram atendidos 10 agricultores e entregues 57 galões de 20 litros de plástico rígido, 30 galões de cinco litros, duas embalagens de um litro e 168 embalagens flexíveis não laváveis.

O “Campos Limpo” é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e a Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf).

O evento tem o apoio da Defesa Sanitária Vegetal, órgão federal que fiscaliza a venda e devolução das embalagens; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-RJ); e do Sindicato Rural de Campos.

O engenheiro agrônomo da secretaria de Agricultura, Rômulo Beltrame, explicou que todas as embalagens vazias devem ser devolvidas no prazo de até um ano após a compra, como determina a Lei Federal nº 9.974/2000. Ele espera um volume maior de recipientes entregues nesta terça-feira.

Segundo Rômulo, a Defesa Sanitária Vegetal passou a bloquear o CPF dos produtores que não estariam cumprindo a legislação federal. “Eles só descobrem que o CPF está bloqueado quando tentam comprar o produto novamente. Registramos um caso desse na ação do dia 31”, contou. Mesmo depois de esvaziado, o recomendado é lavar três vezes o recipiente antes da devolução.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS