A Prefeitura de São João da Barra realizou 548 cirurgias de catarata de janeiro a setembro deste ano. No total, são mais de 1.200 procedimentos feitos desde a retomada do serviço, em outubro de 2022, quando o governo municipal fez um mutirão para atender a demanda reprimida por conta da pandemia da Covid-19.
As cirurgias são realizadas na Santa Casa de Misericórdia da cidade, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde. O procedimento é realizado em cerca de uma hora e o paciente é liberado no mesmo dia.
O passo a passo para fazer a cirurgia de catarata começa com uma consulta de avaliação com o oftalmologista, nas unidades de saúde do município. Caso seja verificada pelo especialista a necessidade, são solicitados exames pré-operatórios, que serão autorizados pela regulação: sangue, eletrocardiograma e RX de tórax. O paciente deve dar entrada no Estratégia Saúde da Família e será agendado, conforme fila de espera e prioridade médica descrita no pedido do exame.
Com os exames prontos, será o momento de solicitar o agendamento para o cardiologista, que irá avaliar o risco cirúrgico. Depois, o paciente ou responsável deverá dar entrada na regulação, que agenda a triagem oftalmológica com a médica cirurgiã. No mesmo dia da triagem, serão realizados os exames oftalmológicos específicos necessários antes do procedimento.
Após isso, o paciente aguarda ser comunicado da última triagem antes da cirurgia, quando será informado sobre os cuidados pós-cirúrgicos. Quando a regulação recebe a confirmação da data da cirurgia, é realizado contato telefônico com o paciente para comunicá-lo sobre a realização do procedimento.
Fonte: Prefeitura de São João da Barra