A Guarda Civil Municipal divulgou, nesta terça-feira (12), o balanço da Operação Sono dos Justos, realizada em conjunto com a Polícia Militar durante 28 dias consecutivos, nas principais vias da cidade. O objetivo foi retirar de circulação veículos que geram ruídos altos e agravam o problema da poluição sonora e a perturbação do sossego. A operação, iniciada dia 11 de outubro, foi concluída na última sexta-feira (8).
Ao todo 414 veículos foram removidos para o pátio municipal, a maioria motocicletas, e os agentes lavraram 1.356 autos de infrações referentes à falta de documentação dos veículos ou dos motoristas, condução sem equipamentos obrigatórios, entre outros.
A Guarda tem empenhado seu efetivo de maneira estratégica, com planejamento, na atuação integrada com a Polícia Militar, para garantir o ordenamento público, retirando de circulação veículos que causam desordem e, com ruídos altos, acabam importunando as pessoas, principalmente as que estão acamadas ou as que sofrem de algum transtorno, como o autismo. Nós entendemos que essas as pessoas podem ser afetas ou ficar desorientadas por conta do barulho excessivo, então focamos a ação principalmente em motocicletas, em motos barulhentas usadas inclusive para a prática conhecida como rolezinho”, comentou o comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino.
Motos foram a maioria dos veículos apreendidos: dos 414, somente 22 automóveis foram removidos para o pátio municipal pela infração de perturbação de sossego: “A partir de um estudo de nossos agentes, identificamos os locais com mais incidência de infrações relacionadas à perturbação do sossego e intensificamos a fiscalização nesses pontos e alcançamos bons resultados”, complementou Levino.
Fonte: PMCG