A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social recebeu, nesta terça-feira (12), uma equipe da Subsecretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química para discutir ações que podem ser realizadas em conjunto no combate às drogas. No encontro, a pasta do Estado apresentou os trabalhos que desenvolve e propôs uma parceria com o município. Entre as propostas discutidas, estão a realização de audiência pública com autoridades estaduais, reestruturação do Conselho Municipal de Combate às Drogas, capacitação para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ações de prevenção, como, por exemplo, a caminhada “Rio prevenido”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, que recebeu a equipe do estado em seu gabinete, falou da importância da parceria entre as duas esferas na luta contra às drogas, especialmente com as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
“Além de ser uma questão de saúde, o uso de drogas também precisa ser combatido com questões sociais, com oferta de serviços e ações de conscientização e prevenção. A gente conhece de perto a realidade das pessoas que estão nessa situação, porque muitas que nós abordamos nas ruas, por meio do Centro Pop, relatam que saíram de suas casas por conta do uso excessivo de entorpecentes e álcool. Então, é um vínculo que é rompido com a família em função do abuso da droga. Precisamos discutir e encontrar a melhor forma de se juntar a essas pessoas e suas famílias contra esse problema”, disse o secretário.
A subsecretária estadual de Prevenção à Dependência Química, Mariléia de Paula, explicou que o trabalho que o órgão tem feito é oferecer assessoramento técnico aos municípios. Ela ressaltou a importância de ações preventivas relacionadas às drogas.
Nós estamos indo aos municípios para dialogarmos com gestores municipais sobre os projetos e ações relacionadas à prevenção às drogas, oferecendo assessoramento técnico para implementação e atualização das leis relacionadas ao Conselho de Políticas sobre Drogas. Assim, podemos fortalecer os municípios na questão da prevenção. Viemos a Campos, junto com o secretário Rodrigo Carvalho e sua equipe, propor ações de prevenção do município. É melhor prevenir do que esperar as questões relacionadas às drogas alcançarem ainda mais pessoas. Então precisamos trabalhar nas escolas, para que a nossa geração seja livre dessa situação tão complicada e que traz muitas dificuldades para as famílias”, explicou a subsecretária.
Fonte: PMCG