Alerj aprova projeto que declara São Januário, estádio do Vasco, patrimônio do Rio

Declaração de patrimônio não interfere no projeto de reforma do estádio

Por Rodolfo Augusto

Fonte: GE

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira, projeto de lei que declara São Januário, estádio do Vasco, um patrimônio histórico, cultural e turístico do estado do Rio de Janeiro. O projeto segue agora para sanção do governador, que tem até 15 dias para decidir.

Um dos principais objetivos desta declaração é aumentar a atratividade do estádio como destino turístico, chamando atenção de visitantes nacionais e internacionais interessados em vivenciar a cultura do futebol carioca e aprender sobre sua história. Além disso, o projeto reconhece São Januário como um símbolo da luta antirracista não apenas no futebol e no esporte, mas também na história do estado do Rio de Janeiro.

Até a construção do Estádio do Maracanã, em 1950, São Januário foi o principal estádio do Rio de Janeiro e testemunhou momentos históricos para o futebol. Foi palco de partidas oficiais entre grandes times brasileiros e estrangeiros e também serviu como casa da seleção brasileira por muitos anos. O projeto de lei 1950/23 é de autoria dos deputados Vinicius Cozzolino e Prof. Josemar.

O estádio do Vasco começou a ser construído em 1925, quando o clube fez campanhas para que torcedores se tornassem sócios e levantou 685 contos e 895 mil réis para a compra do terreno e 2 mil contos de réis para a construção. A mobilização ocorreu como uma resposta aos clubes elitistas da época que não aceitavam jogar contra atletas negros e pobres que compunham o elenco do Vasco. São Januário foi inaugurado no dia 21 de abril de 1927.

Fonte: GE

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS