As obras de reurbanização em andamento no Parque Maciel e também as obras de infraestrutura do Programa Bairro Legal no Parque Aurora e São Benedito mudam a realidade com impacto positivo na qualidade de vida dos moradores destes bairros. São mais de 20 ruas extensas, com a maior parte delas interligando os três parques, numa extensa e populosa região que durante décadas apresentavam problemas de alagamentos nas ocasiões de chuvas mais fortes ou volumosas.
Todas as ruas que receberam reparos e construção de galerias pluviais já não sofrem mais com os alagamentos. Além das obras de infraestrutura, as de urbanização mudam o aspecto dos bairros, como ocorre com o Parque Maciel, onde já estão sendo feitas as calçadas e o reposicionamento da pavimentação em paralelos, além do recapeamento asfáltico de ruas estratégicas para a mobilidade, como a Maestro Lourenço Soares e o prolongamento da Visconde do Itaboraí.
Para melhorar o escoamento das águas pluviais, a Secretaria de Obras e Infraestrutura, em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, providenciou a limpeza do Canal do Parque Aurora. A ação possibilitou que todo volume de água das galerias dos Parque Maciel, Aurora e São Benedito tenha vazão eficaz, de forma a evitar os alagamentos que em alguns trechos resultava em interdição das ruas.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro informa que os trabalhos estão em estágio avançado e que os bairros também recebem novo sistema de iluminação com luminárias de led, que proporcionam mais luminosidade e maior sensação de segurança para os moradores.
“Os investimentos que a Prefeitura vem realizando na região o Parque Maciel tem proporcionado melhorias na qualidade de vida dos moradores e também na valorização dos imóveis residenciais e comerciais. As obras de drenagem trazem alívio nos períodos de chuvas intensas, como na temporada de verão, que se aproxima, e de igual modo os reparos na pavimentação melhoram a mobilidade e a troca do sistema de iluminação mais segurança”, diz o secretário.
Fonte: PMCG