Escola Municipal campista Alcindor Bessa promove roda de conversa sobre Consciência Negra

Evento, que teve a participação da subsecretária de Educação, Rita Abreu, e representantes da Casa AfroRaiz foi direcionado a alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Anos Finais

Por Rodolfo Augusto

Foto: Rita Abreu / Divulgação

A subsecretária de Educação, Rita Abreu, participou na manhã desta quinta-feira (21) de uma roda de conversa na Escola Municipal Alcindor de Moraes Bessa, junto com representantes da Casa AfroRaiz, para alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Anos Finais. Entre os temas abordados, o Dia da Consciência Negra, celebrado ontem, 20 DE Novembro, em todo país.

De acordo com Rita, o evento foi mobilizado pela professora de Língua Portuguesa da unidade, Thainá Ribeiro Moraes, que conseguiu envolver os demais educadores para estarem reunidos, debatendo com os alunos, conversando e participando da roda de conversa. Também participaram da organização Julia Maria Martins Torres e o animador cultural, Luciano Gonçalves Moreira.

“É essencial ter esse tipo de debate crítico com os alunos, onde todos podem ponderar e colocar suas ideias e refletirem sobre o nosso papel enquanto cidadãos nessa sociedade que, cada vez mais, mostra que precisa repensar muita coisa, principalmente, no que tange a cor da pele. Citei também alguns exemplos, bem atuais, como o caso do jogador de futebol, Vinny Júnior, que tem sido alvo de inúmeros casos de preconceito racial. Qual repercussão no mundo isso tem trazido? Também abordei a importância do respeito a cada um, independente da sua raça, por etnia, onde todos possam conversar, debater e tornar o ambiente escolar muito mais crítico, onde todos possam participar, levando principalmente o respeito como mola propulsora de toda e qualquer relação”, concluiu a subsecretária.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS