Campos Laranja: Políticas para Mulheres em ação no Calçadão do Centro

O ato pelo Dia Internacional da Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas foi realizado em parceria com o CEAM, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Sepe

Por Luana Clara

Foto: Vadinho Ferreira

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), realizaram, na tarde desta segunda-feira (25), um ato pacífico no calçadão o Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro, pelo Dia Internacional de Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas. 

Com o tema “Zero feminicídio – Viver sem violência é um direito”, o tema contou com a participação da subsecretária Josiane Viana, que falou sobre as estatísticas da violência contra a mulher.

“Infelizmente, a estatística nos coloca como o quinto país do mundo que mais mata mulheres, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). Tivemos, de janeiro a novembro deste ano, 1.100 feminicídios no Brasil. É importante tratar de assuntos como assédio e a necessidade do respeito à mulher em todos os ambientes. Junto com a Patrulha Maria da Penha, vamos continuar atuando nesse trabalho de ir até as escolas para desconstruir esse machismo, fazer com que os meninos cresçam sendo homens que sabem que precisam respeitar as mulheres, que existe a importância do homem e da mulher, cada com um papel na sociedade e que ninguém é mais importante do que ninguém”, comentou Josiane.

O ato também contou com a presença da diretora do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (SIPROSEP), Ivana Tavares. “Vim representar nossa instituição, representar mulheres de luta, mulheres de garra e, acima de tudo, pedir às mulheres que não se calem, que não tenham medo. Vocês têm proteção, vocês têm ajuda e a culpa não é nossa. Isso é culpa de uma sociedade machista, de um machismo estrutural que está instalado nessa sociedade há muitos anos, mas isso tem que acabar. Temos que cuidar das nossas crianças, educar a nossa base para acabar com a violência contra a mulher. Nós não pertencemos a ninguém, não somos propriedade. Somos mulheres e merecemos respeito. Temos dignidade, somos livres. Não se calem”, declarou. 

PROGRAMAÇÃO – A programação do Campos Laranja continua nesta terça-feira (26) com ação das 9h30 às 13h no CEAM, com atividades envolvendo arte, cultura, produção de tela colaborativa, atendimentos de prevenção à saúde e encaminhamentos jurídicos. No dia 27, a partir das 17h, serão realizadas palestras no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e haverá também premiação do Casarão das Noivas como Empresa Amiga da Mulher.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS