O Detran.RJ ampliou o alcance do Posto Digital em 2024 com 4,1 milhões de acessos ao site e pelo aplicativo, lançado pelo Governo do Estado. A plataforma permite aos usuários fazer consultas e emitir documentos com agilidade e menos burocracia. O aplicativo oferece os mesmos serviços existentes na versão do site do Detran.RJ, com a praticidade do uso no celular.
“Estamos promovendo a transformação digital do Estado do Rio, trabalhando para facilitar a vida do cidadão que depende dos serviços públicos, com qualidade, eficiência e segurança nos processos digitais. No ano passado, o Rio se tornou o segundo estado da federação com maior evolução em serviços digitais”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Entre os serviços mais solicitados em 2024 estão a visualização do licenciamento digital (CRLV-E), com 902 mil acessos; a Emissão de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-E) – documento que permite ao usuário dar início ao processo de compra e venda do automóvel, que teve 187 mil pedidos. Além da renovação simplificada da carteira de motorista e pedidos de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Esses números mostram que o Detran está cumprindo a meta de melhorar a qualidade do atendimento aos usuários. Com serviços digitais mais eficientes, a gente reduz a necessidade de comparecimento aos postos e, com isso, melhora a vida dos cidadãos. Os usuários estão conhecendo, cada vez mais, as facilidades que oferecemos”, disse o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.
Como acessar o Posto Digital
O aplicativo do Posto Digital pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS. Para acessá-lo, o usuário precisa ser cadastrado no portal Gov.br, do governo federal. É necessário usar o mesmo login e senha utilizados no sistema Gov.br, aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade e, depois, escolher o serviço desejado (Veículos, Habilitação ou Infrações).
O Detran.RJ também oferece, desde 2021, o aplicativo ‘Identidade Digital RJ’, para acesso à carteira de identidade no telefone celular. O aplicativo está disponível para pessoas maiores de 18 anos, que tiveram a carteira de identidade física emitida a partir de 5 de abril de 2019. Esses documentos passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. É através deste código que o usuário pode baixar a versão digital.
Fonte: Detran.RJ