A posse de Fábio Paes na presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos – CDL Campos, na noite desta quinta-feira (16), ilustrou bem o prestigio da entidade, contando com as presenças do prefeito Wladimir Garotinho, dos vereadores Doutor Maninho, pastor Marcos Elias e Dudu Manhães, além de presidentes de outras siglas que representam a sociedade organizada, principalmente no que se refere ao empresariado. Presentes também o Bispo de Campos, Dom Roberto e a presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-, Mariana Lontra Costa.
A solenidade contou com as presenças de diversos secretários do Executivo Municipal como Patrícia Cordeiro, do Turismo; o secretário de Ordem Pública, Jackcon Souza; o de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida; de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares; e o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, além do presidente da JCI de Campos, Glauter Notenos e o presidente da Fundenor Gilberto Manhães.
Também participaram da posse o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos – Sindivarejo, Joilson Barcelos e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC, Maurício Cabral. No segmento de comunicação a presença de Christiano Abreu Barbosa, vice-presidente do Grupo Folha da Manhã. Na área de Educação a presença do diretor da faculdade de Medicina de Campos, Dr. Edilbert Pelegrini e a diretoria do SestSenat, Rayanna Siqueira. Presentes também o diretor Clínico do Grupo IMNE, dr Diogo Neves acompanho da esposa e a diretora Administrativa Martha Henriques representante dr Herbert Sidney Neves presidente do Grupo, que é o maior conglomerado de saúde na região.
O ex-presidente da Federação dos Lojistas do Rio de Janeiro, Odilon Martins e ex-superintendente da CDL Campos Nilton Miranda, marcaram presença.
A cerimônia de posse teve à frente o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro- FCDL, Fabiano Gonçalves. Simultaneamente tomaram posse no auditório da sede da CDL os vice-presidentes e os Conselheiros para um mandato de um ano podendo de ocorrer uma reeleição por mais um ano.
Quase 30 anos depois
Fábio Paes foi eleito presidente da CDL Campos por aclamação em assembleia geral ordinária em 25 de novembro de 2024. Em chapa única também foram eleitos os vice-presidentes, titular de Departamentos e membros de Conselhos. Ele já presidiu a entidade por dois mandatos consecutivos (1996-1998), quando se tornou o mais jovem presidente de CDL do país com apenas 25 anos. Seus dois mandatos foram marcas por feitos que ficaram na história da Casa, como a compra do prédio que hoje abriga a Fundação CDL, que cuida do chamado Terceiro Setor. Foi neste período que a CDL Campos se reafirmou como entidade não somente representante de um segmento da classe produtiva, mas também se posicionando sobre assuntos de interesse de toda a sociedade.
Apenas a título de exemplo, uma contenda do comércio de Campos, tendo à frente Fábio Paes com a Secretaria de Fazenda do estado do Rio de Janeiro, custou o cargo do então titular que foi exonerado.
´´Obviamente outros que me antecederam tiveram a mesma postura, como Murilo Dieguez que foi para um embate para resolver o crônico problema dos camelôs no Calçadão e em outros pontos do Centro. Destacar também posições tomadas por Odilon Martins na defesa do interesse comum e não apenas das demandas do comércio, o que fez a CDL ser uma referência para a sociedade de Campos, se constituindo em uma entidade plural, sem qualquer viés político partidário´´, disse Fábio Paes.
Fábio Paes voltou citar como analogia que “a história da CDL se confunde com a minha própria história de vida”. Ele destacou a importância do trabalho do seu antecessor, José Francisco Rodrigues, do qual foi vice-presidente de Relações.
´´Todos aqui sabemos a importância de José Francisco para essa Casa, tendo sido presidente por três mandatos, todos de extrema relevância para a entidade e temos certeza que vamos continuar tendo ele ao nosso lado na condição de ex-presidente imediato´´, afirmou Fábio Paes.
Um discurso emocionante
Após ser devidamente empossado, Fábio Paes fez um discurso a altura de sua trajetória na CDL, dedicando esse feito ao seu pai, o lojista Ateval Coelho Paes, de 90 anos, presente nas primeiras fileiras do auditório lotado.
´´Se hoje sou o que sou, fiz os vários cursos de graduação e pós-graduação e estou aqui, tudo isso se deve além de Deus, a figura do meu pai que aos 90 anos abre sua loja todos os dias. Honra pra quem tem honra´´, disse Fábio.
Ao concluir o discurso Fábio se socorre ao feito há 28 anos, que foi publicado no jornal Folha da Manhã, quando da sua posse no primeiro mandato.
´´Naquele discurso eu escrevi de forma interrogativa, perguntando se em 2010 teríamos comércio ou tudo seria comprado pela Internet apertando um único botão?!! Felizmente eu errei, porque as lojas ainda estão aí e vão continuar se nos transformarmos tudo como um todo. Transformação será o foco da nossa gestão e podemos sim transformar Campos em um case de sucesso sendo exemplo para o país´´, disse Fábio.
Fábio também destacou que os trabalhos da nova gestão já começarm, com a decisão da diretoria de contratar uma empresa especializada em soluções tributárias para um projeto que será entregue à prefeitura como contribuição para o que chamou de “necessária reforma tributária municipal”.
União das entidades
Fábio Paes assume a presidência da CDL destacando a necessidade da união de todo o segmento produtivo do município e da região para enfrentar um ano de define como de impressibilidade no cenário econômico nacional.
´´A CDL é uma entidade importante no contexto da sociedade e Fábio Paes é um empresário de visão. Ele é muito lúcido no que se propõe e tenho certeza que fará um trabalho notável presidindo essa entidade´´, disse o prefeito Wladimir Garotinho.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC, Maurício Cabral afirmou que Fábio hoje é peça fundamental em qualquer painel de pretenda discutir o futuro do município, principalmente nas questões mais sensíveis.
´´Ele tem o poder realizar. Somos parceiros de longa data e conheço suas qualidades no trato com as demandassem todos os níveis. Temos discuto muito essa questão da união das entidades, sobre e necessidade de intensifica-la cada vez mais´´, afirmou Maurício Cabral.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos – Sindivarejo, Joilson Barcelos, ex-presidente da CDL Campos veio do Rio para a posse e destacou o grande poder de resolutividade de Fábio Paes diante de desafios complexos.
´´Fábio faz parte do meu núcleo familiar, pois é meu cunhado, mas antes de tudo é um líder que aprendi admirar. Ele é movido a desafios e tem sempre um olhar de coletividade sobre qualquer situação. Se aos 25 anos ele fez o que fez na CDL imagine agora´´, disse Joilson Barcelos.
O presidente regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan- Francisco Roberto Siqueira destacou o fato de o novo presidente da CDL ser membro do conselho de sua entidade.
´´A posse do empresário e gestor Fábio Paes na presidência da CDL marca um momento de renovação e fortalecimento do comércio e do empreendedorismo local. Fábio é conhecido por sua competência e liderança, além de sua trajetória de sucesso. A parceria entre a CDL e a Firjan é estratégica, une forças e promete um futuro promissor, não bastasse o fato dele ser membro do nosso Conselho, o que muito nos honra´´, disse Francisco Roberto.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, Fabiano Gonçalves, lembrou que Fábio é um nome nacionalizado no universo do comércio e que a CDL Campos é um exemplo para todo o país.
´´Considero Fábio Paes um jovem veterano no movimento dos lojistas não só no estado do Rio de Janeiro, mas em todo o país. O fato dele voltar a presidir essa Casa, que já disse que é uma CDL inspiradora, mostra que ele ainda tem muito que contribuir e meu entusiasmo é grande´´, frisou Fabiano Gonçalves.
O ex-reitor do IFFI, professor Jefferson Azevedo também falou sobre a posse de Fábio Paes.
´´Fábio é um empresário que tem um leque de relacionamentos, usando sua influência para metas que alcancem os objetivos nobres como o desenvolvimento econômico do nosso município. Somos da mesma geração e afirmo isso com toda certeza´´, disse Frederico Paes.
Já o Bispo de Campos, Dom Roberto, destacou a preocupação do presidente da CDL com o aspecto social.
´´É um jovem que tem um olhar no empreendedorismo e outro no social. Temos esse reconhecimento´´, afirmou Dom Roberto.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos, Ronaldo Bartolomeu Júnior disse que está entusiasmado com a proposta de transformação proposta pelo novo presidente da CDL.
´´Nosso setor, o produtor rural é muito interessado nesta questão. Precisamos ficar cada vez mais unidos e fazer essa transformação acontecer, reconhecendo o papel de cada um em uma cadeia de produção´´, afirmou Júnior.
Família de Lojistas
Fábio Paes é de família cujo patriarca está no comércio de Campos há 54 anos. Foi secretário de Comércio, Indústria e Turismo do município, professor universitário na Universidade Candido Mendes por mais de uma década e por mais de 15 anos foi professor universitário.
Atualmente, além de administrar seus próprios negócios, Fábio Paes é CEO de duas grandes empresas: o J3 News e a Nutrimed – ambas do Grupo IMNE- e membro do Conselho Regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN.
A exemplo do dia de sua eleição em 2024, Fábio se fez acompanhar de sua esposa, Lilian e dos filhos – Pedro acompanhado na namorada Estefany e Humberto com Nicole. Presente também além do seu pai, Ateval Coelho Paes estava sua irmã Cecilia Barcelos.
Coquetel
Após a solenidade de posse foi servido um coquetel no salão de festas, exatamente por se tratar também de uma posse festiva, já que Fábio Paes assumira a presidência desde o dia 1º de janeiro.
Diretoria, Conselhos e Departamentos
Presidente | Everton Fábio Nunes Paes |
Vice-Presidente | Roberto Teixeira Escudine Júnior |
Vice-Presidente Administrativo | Norival Manhães Lima Sobrinho |
Vice-Presidente Financeiro | Paulo Cesar Henriques Gomes |
Vice-Presidente Relações Institucionais | Luiz Felipe Goulart Marins |
Diretor Secretário | João Eugênio Moraes Pessanha |
Diretor de Marketing, Promoções e Eventos | Ralph Azevedo Pereira |
Diretor de Serviços e Produtos | Thieres Rodrigues Filho |
Diretora p/ Assuntos Jurídicos e Econômicos | Adel Nassar Abourejeili |
Diretor Departamento Jovem | Daniel Paes Barcelos |
Ex-Presidente Imediato | José Francisco Souza Rodrigues |
Conselho Fiscal Efetivo | José Antônio Souza Freitas Francisco Martinho Ferreira Paes Carlos Eduardo Maria de Carvalho |
Conselho Fiscal Suplente | Edvar de Freitas Chagas Júnior Cledemilce Henrique de Souza Pedro Bath Bacelar da Silva |
Deptº Mulher Empresária | Fátima VasFconcelos M. de Jesus |
Deptº de Lojistas do Centro | Luiz Cláudio Cardoso Barcelos |
Deptº de Lojistas da Pelinca | Paulo Roberto dos Santos Cortes |
Deptº de Lojistas de bairros e adjacentes | Leonardo Henriques da Silva |
Fonte: Gerencia CDL-Campos