Os candidatos da 8ª turma do Curso Específico de Formação Profissional para a Guarda Civil Municipal (GCM) já podem consultar o local da prova final e emitir o cartão de confirmação. Os procedimentos podem ser feitos no site do Instituto Consulplan, responsável técnico pela operacionalização do concurso público da Prefeitura.
A avaliação final dos candidatos será realizada nesta sexta-feira (14), com fechamento dos portões às 14h. Segundo as normas divulgadas no dia 17 de janeiro, a prova objetiva de múltipla escolha será composta por 60 questões, abrangendo os conteúdos aplicados no curso de formação, como o papel das guardas municipais e a gestão integrada de segurança pública em nível municipal, apropriação do espaço público, trânsito, conhecimento jurídico, entre outros.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 70% de aproveitamento dos pontos da prova objetiva.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 60 minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa, do Cartão de Confirmação de Inscrição e do documento de identidade original.
A aula inaugural da 8ª turma do curso aconteceu em 25 de novembro do ano passado, com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, na Universidade Candido Mendes. Na ocasião, o prefeito disse que a GCM está crescendo e evoluindo. “A Guarda passou por várias etapas e hoje é reconhecida como órgão de segurança pública. Enquanto deputado federal, lutei e briguei muito por isso”, disse Wladimir à época.
O concurso público da GCM, para o preenchimento de 195 vagas imediatas e 585 para cadastro de reserva, foi realizado no dia 17 de dezembro de 2023. O salário-base da categoria será de R$ 2.189,62, com 40 horas semanais, direito a benefícios, tais como risco de vida, quinquênio, entre outros direitos estabelecidos na legislação municipal vigente.
Fonte: PMCG