A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu na manhã desta quarta-feira, 26, na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), 25 gestores escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. Os principais temas abordados foram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Projeto de Apoio Pedagógico ao Estudante (Pape), que promove o reforço escolar.
A reunião foi promovida pela coordenadora pedagógica do Ciclo Alfabetizador, Luciana Paula, e pela coordenadora pedagógica dos anos iniciais (4º e 5º) do ensino fundamental, Máxima Santos, que apresentaram o sistema de avaliação voltado para as turmas do primeiro ano e as formações que serão promovidas em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas para a qualificação de educadores, gestores e pedagogos.
´´É fundamental que esses temas sejam abordados com seriedade e atenção, para que nosso município possa progredir e oferecer uma educação não apenas de qualidade, mas se destaque por ser inovadora e inclusiva´´, destacou Luciana.
Na reunião também foi definido o direcionamento para os materiais pedagógicos adquiridos pela Semed, que são especificamente voltados para o trabalho com os programas Saeb e Pape. São recursos que dinamizam e facilitam a prática docente e com isso fortalecem o processo de ensino-aprendizagem.
´´Com a implementação dos materiais espera-se não apenas a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, mas também a ampliação das oportunidades de sucesso escolar para centenas de estudantes da rede municipal´´, afirmou Máxima.
A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, reafirmou a importância do trabalho com a alfabetização e os anos iniciais.
´´A vida escolar como um todo é importante e cada etapa é cuidada com muita dedicação para termos uma educação pública de qualidade em vários aspectos. Mas a base do aluno está no processo de alfabetização, nos primeiros anos, que é a preparação para os desafios dos anos seguintes, do ensino médio e da carreira universitária´´, definiu a secretária.
Fonte: SECOM SJB