Detentas do presídio feminino Nilza da Silva Santos, em Campos dos Goytacazes, atearam fogo em colchões em uma cela da unidade prisional, na manhã deste domingo (23).
Durante a manhã, populares que passavam nas proximidades do presídio viram muita fumaça saindo de janelas e se espalhando.
De acordo com informações, o incêndio foi controlado depois que policiais penais utilizaram extintores para apagar as chamas. A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que a corporação não foi chamada para a ocorrência.
O caso foi registrado na 134ª Delegacia Policial do Centro de Campos. A Polícia Civil informou que ações estão em andamento para esclarecer os fatos.
Inicialmente, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por nota, apenas confirmou o caso, mas a informação sobre a possível motivação do incêndio não foi repassada.
Segundo o site NF Notícias, as detentas realizaram o motim em manifestação por uma possível negligência da unidade prisional ao socorro de uma presa, que passou mal e foi vítima de mal súbito.
Através de nova nota, a SEAP informou que “na manhã deste domingo (23/03), uma detenta do Presídio Nilza da Silva Santos, que se encontrava em uma cela isolada por suspeita de tuberculose, foi encontrada em sua cama desacordada. O SAMU foi acionado e constatou que ela estava sem sinais vitais. Uma sindicância foi instaurada para apurar os fatos ocorridos na unidade”.