ACIC e SEBRAE reúnem mulheres empreendedoras para o Café com Elas em Campos

O evento aconteceu nesta segunda-feira (31), no auditório da Associação centenária, fechando as festividades do mês da Mulher

Por Rodolfo Augusto

Foto: Ascom ACIC e SEBRAE

Desenvolvimento pessoal e profissional, networking de mulheres empreendedoras e ferramentas práticas foram alguns dos temas abordados no Café com Elas, oferecido pela Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE), que aconteceu nesta segunda-feira (31) no auditório da Associação centenária fechando as festividades do mês da Mulher.

O presidente da Associação Comercial, Maurício Cabral, ao lado do vice presidente Fernando Loureiro deram as boas vindas às presentes e ainda ofereceu o Certificado Digital 2025 para todas as mulheres presentes no evento, que se associarem na ACIC. Também foi apresentado o calendário anual de eventos em parceria com o Sebrae para todo o ano de 2025. O próximo evento será dia 10 de abril, das 8h30 às 12h30, com o tema sobre Como Controlar o Fluxo de Caixa. Maurício Cabral acrescentou que a Associação Comercial e Industrial será uma das primeiras instituições no Rio de Janeiro a implantar o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura a partir do mês de abril.

A palestrante Conceição Macedo falou das habilidades comportamentais e importância de se ter um Plano de Ação e de como se comunicar para alcançar seus objetivos, tanto no campo profissional ou particular.

O objetivo é oferecer qualificação para a mulher empreendedora que atualmente vem conquistando a cada dia mais seu espaço no mercado profissional. O representante do Sebrae Regional, o analista Fabrício Luiz, presentou a agenda anual de eventos em parceria com a ACIC. Já a analista Danielle Lemos falou da importância de se qualificar e conquistar seu espaço no mercado.

Hoje o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras. Segundo pesquisa publicada pelo Sebrae em 2019, com dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com 49 nações. Totalizam mais de 24 milhões de brasileiras que tocam negócios próprios, movendo a economia e gerando empregos.
A mesma pesquisa organizada pela GEM, feita com base em dados de 2018, revelou que as mulheres empreendedoras estudam 16% a mais do que os homens: enquanto eles dedicam, em média, 8,5 anos à formação, elas investem 9,9 anos de suas vidas. E mesmo assim, elas ganham menos: o rendimento médio mensal das empresárias é 22% menor.

O Café com Elas foi fruto também da parceria com o Fórum do Pão, empresa estabelecida no município.

Fonte: Ascom ACIC e SEBRAE

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS