O City Tour Cultural realizado no sábado (29), em comemoração aos 190 de anos de elevação de vila à cidade de Campos, foi de muitas descobertas para o grupo organizado pela empresa de turismo Miranda Viagens, em parceria com a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Turismo. Durante o trajeto, o guia de turismo Everaldo Reis foi levando informações sobre a história do município, rico em belezas naturais e patrimônio histórico.
Segundo o responsável pela empresa, Rafael Miranda, o City Tour foi uma viagem inesquecível para viver a história, cultura e beleza de Campos. “Foi um dia especial. Em cada rua, cada praça, sentimos a história viva de Campos. Partimos para uma viagem no tempo, porque conhecer nossa cidade é entender a riqueza que ela carrega. Aqui, cada lugar tem uma história para contar do passado ao presente”, disse Rafael, dono da empresa, que completa 10 anos este mês.
O subsecretário de Turismo, Edvar Junior, comemora a iniciativa da empresa em promover o turismo receptivo em Campos. “É uma grande felicidade ter uma agência de turismo promovendo este City Tour. Como costumo dizer: Nenhuma cidade nasce turística. Ela se torna turística, e temos plena consciência do potencial que nossa Campos tem”, diz Edvar, que também esteve com o grupo no Cais da Lapa, onde teve um Happy Hour com música ao vivo.
Fizeram parte do roteiro o Hotel Gaspar; Museu Histórico de Campos, que funciona no Solar Visconde de Araruama; ambos na Praça Santíssimo Salvador; Igreja do Carmo, na Rua 13 de Maio; Igreja São Francisco, onde está o marco de instalação da Vila de São Salvador, criada em 29 de maio de 1677; o quadrilátero histórico formado por um conjunto de construções em volta da Praça Barão do Rio Branco, popularmente conhecida como Jardim do Liceu; prédio da Casa de Cultura Villa Maria; do Liceu de Humanidades, o Palácio de Mármore ou Palácio Nilo Peçanha, que abriga a Câmara Municipal, e a própria praça.
Além da parceria com a Secretaria de Turismo, a empresa contou com o apoio da empresa de ônibus Aliança, que disponibilizou o coletivo, e com a Padaria Pontual, que fez um bolo decorado comemorativo pelos 190 anos de Campos. O grupo cantou parabéns para Campos na Padaria Pontual, após o almoço e encerrou o roteiro com o pôr do sol no Cais da Lapa, tendo ao fundo a Igreja da Lapa e o Rio Paraíba do Sul.
Fonte: PMCG