A Prefeitura de Quissamã, por meio da Guarda Municipal e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), encerrou nesta segunda-feira (31) a programação do Mês da Mulher com uma ação de conscientização e divulgação da Patrulha Maria da Penha. A abordagem foi realizada em frente à sede da Prefeitura e teve como objetivo conscientizar e orientar as mulheres, além de informar a população sobre os serviços disponíveis às vítimas de violência doméstica.
A iniciativa reforça o pioneirismo de Quissamã na região em diversas frentes de proteção à mulher, destacando a ampliação e o fortalecimento da rede de apoio às vítimas. O município implementou medidas inovadoras, como a Rede Pró-Mulher que oferece suporte financeiro e capacitação profissional para mulheres com medida protetiva e o Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (NEAH), que promove grupos reflexivos com autores de violência.
A coordenadora especial de Políticas para as Mulheres, Gabriela Vasconcelos, da Secretaria de Direitos Humanos, destacou a importância da ação conjunta entre a Guarda Municipal e o CEAM:
“Essa mobilização é fundamental para levar informação e segurança às mulheres de Quissamã. A Patrulha Maria da Penha é um serviço essencial para garantir o cumprimento das medidas protetivas e o bem-estar das vítimas”, frisou.
A Patrulha Maria da Penha reafirma seu compromisso com os quissamaenses no enfrentamento à violência.
“O trabalho integrado das forças de segurança é essencial para o sucesso das ações de proteção às mulheres. A Patrulha Maria da Penha tem sido um exemplo de dedicação e eficácia em Quissamã e em toda a nossa região”, ressaltou a inspetora GM Neide Cruz.
O município também conta com o CEAM, que oferece acolhimento, acompanhamento psicológico e social, capacitação profissional e orientação jurídica, além da Sala Girassol, localizada na 130ª Delegacia Legal de Quissamã, que proporciona um ambiente seguro para mulheres em busca de auxílio.
Fonte: Prefeitura de Quissamã