A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta quanto aos cuidados necessários na compra e preparo de pescados durante a Semana Santa. É importante escolher peixes frescos, com aparência e olhos brilhantes e carne firme. O odor também é um indicativo da qualidade. De acordo com a nutricionista Yamara Martins, o recomendado é refrigerar os produtos imediatamente após a compra e usar temperos naturais para um preparo mais saudável, cozinhando-os em alta temperatura, para garantir a segurança alimentar.
Yamara, que atende nos programas Pé Diabético e de Assistência aos Pacientes Ostomizados e Hemodialisados (PAPOH), ambos vinculados à SMS, também destaca os benefícios do peixe, sendo um alimento rico em proteínas de fácil digestão e contém gorduras saudáveis que favorecem a saúde. “A Semana Santa é um momento de união familiar, e a inclusão de peixes nas refeições é benéfica não apenas nesse período, mas ao longo do ano, podendo ser preparado de várias formas, como assado, cozido ou grelhado”, pontuou.
A nutricionista salienta que, caso sobre peixe, ele deve ser armazenado corretamente na geladeira por até 48 horas ou congelado por 15 a 30 dias. “Esses cuidados ajudam a garantir uma alimentação saudável e segura durante esse período especial”, finalizou.
Fonte: PMCG