Jurema Batista e Amanda Carolino abrem temporada do videocast EmpoderAção

Projeto comemora um ano de trajetória dando início à fase em vídeo, reafirmando o protagonismo da mulher preta no centro do debate

Por Redação

Foto: Divulgação

A estreia do videocast EmpoderAção, nesta quinta-feira (17), foi com duas convidadas que são referência na luta contra o racismo: Jurema Batista, primeira deputada estadual negra eleita no Rio, ativista histórica na luta por equidade racial e assessora na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Rio (SEDHIR), e Amanda Carolino, advogada, mestre em Administração Pública e coordenadora da Comissão de Combate ao Racismo Institucional e Estrutural da Procuradoria Geral do Estado do Rio. Em uma conversa potente e necessária, elas discutem o racismo institucional, a ocupação de espaços de decisão por mulheres negras e os caminhos para uma sociedade mais justa.

O programa, idealizado pela jornalista Gabriela Hilário, já está no YouTube. Criado em abril de 2024 como posdcast, o EmpoderAção completou um ano em abril dando visibilidade a histórias de mulheres negras que transformam os espaços onde atuam. Ao longo desse período, foram 43 entrevistas com doutoras, mestras, especialistas, gestoras, ativistas, educadoras e empreendedoras negras — todas protagonistas de suas trajetórias, trabalhando não apenas por conquistas individuais, mas abrindo caminhos para muitas outras.

Segundo Gabi Hilário, o EmpoderAção é um projeto independente com parcerias fundamentais, que compartilham o compromisso com a diversidade, inovação social e protagonismo feminino.

“É mais que um videocast. É um manifesto pela visibilidade, pela ancestralidade e pela ocupação de espaços por mulheres negras. Construir esse projeto foi, ao mesmo tempo, uma cura pessoal e um exercício de reconstrução coletiva. A resposta do público e das pessoas que querem participar me mostra que estamos plantando sementes reais de transformação”.

Com episódios transmitidos semanalmente na Rádio Band FM 96.1 (Campos), líder de audiência na Região Norte do estado, e agora também no YouTube, o projeto se consolida como uma plataforma de visibilidade e transformação. O EmpoderAção tem alcance digital crescente nas redes sociais e em plataformas de streaming. São ouvintes de diferentes cidades do Brasil, conectados por uma pauta comum: representatividade, consciência e transformação social.

Para o diretor da Band FM Campos, Alfredo Soares, a parceria com o programa reafirma o compromisso da rádio com a pluralidade e a escuta ativa:

“A Rádio Band FM sempre foi um espaço de escuta e plural. Apoiar o EmpoderAção é reafirmar nosso compromisso com a diversidade e com as vozes que precisam ser ouvidas”.

Indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em 2005, a assessora na SEDHIR, Jurema Batista destaca que o foco da Secretaria é trabalhar na transversalidade:

“A Secretaria foi criada este ano e já têm projetos relevantes para serem implantados. Trabalhar ao lado do Adilson Pires e Edson Santos é fundamental para implementar políticas públicas de promoção da igualdade racial. Nosso foco será a transversalidade: fazer com que os direitos humanos e a igualdade racial estejam presentes em todas as áreas da administração pública”.

Contemporânea de Jurema, Amanda Carolino é coordenadora da Comissão de Combate ao Racismo Institucional e Estrutural da PGE e mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com trabalho acadêmico sobre a implementação de cotas no serviço público:

“O racismo institucional ainda é uma realidade dentro da administração pública como um todo. A estrutura nem sempre está preparada para lidar com a diversidade. Na PGE, são 300 procuradores e apenas três mulheres negras. A criação da Comissão foi um grande avanço e estamos atuando de forma concreta na instituição, com comissões e ações que visam mudar essa lógica, nos tornarmos referência e tornar o ambiente mais inclusivo e equânime”.

E o movimento continua: novos episódios em videocast serão lançados semanalmente, com ainda mais histórias, debates e vozes negras em destaque.

Confira o episódio de estreia:

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS