Durante uma visita oficial à China, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a construção de dois novos hospitais oncológicos no estado. Um será localizado na região Norte/Noroeste Fluminense e o outro próximo a São Gonçalo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 18 de abril, em Pequim, durante sua agenda com a China Isotope and Radiation Corporation (CIRC).
Castro destacou a importância da ampliação e modernização da rede de saúde oncológica no Rio de Janeiro, afirmando: “Em 2024, daremos início à construção desses dois hospitais especializados. Para isso, é essencial estabelecer parcerias público-privadas que permitam o avanço dessa estruturação. Nossa meta é otimizar processos, incorporar novas tecnologias e oferecer um atendimento de maior qualidade aos pacientes.”
Além dos novos hospitais, o Hospital de Oncologia de Nova Friburgo, cujas obras já estão 90% concluídas, será beneficiado com equipamentos fornecidos pela CIRC. Uma visita técnica ao estado está prevista para maio, com o objetivo de determinar os tipos e quantidades de equipamentos necessários para atender à unidade da Região Serrana.
O acordo firmado com a CIRC também abrange o intercâmbio de informações, capacitação das equipes médicas e o fornecimento de serviços especializados em detecção de radiação, radioproteção e consultoria nuclear.