Nesta terça-feira (06), Lys Aquino lançou uma campanha de arrecadação nas redes sociais para financiar uma cirurgia de urgência. No vídeo divulgado, ela compartilha que foi diagnosticada em fevereiro deste ano com endometriose profunda, uma condição ginecológica rara em que o tecido endometrial, normalmente presente no interior do útero, cresce fora da cavidade uterina, podendo afetar outros órgãos.
Lys relata que a doença está se espalhando para outros órgãos e causando lesões em diversas regiões pélvicas, prejudicando sua qualidade de vida e tornando impossível a realização de tarefas diárias, incluindo seu trabalho. Além disso, ela enfrenta dores intensas e frequentes desmaios, devido a um endometrioma (cisto) de 7 centímetros no ovário direito.
A cirurgia necessária, que não está disponível pelo SUS em Campos, tem um custo estimado em R$ 67 mil. Até o momento, a campanha já arrecadou quase R$ 5.000,00, o que contribuirá para cobrir os custos do procedimento, incluindo honorários médicos, internação hospitalar, tratamentos, acompanhamento nutricional e despesas imprevistas.
As doações podem ser feitas pelo site vakinha ou via Pix através da chave (email): maiakakamaia@gmail.com, registrado em nome de Kamille Aquino Maia Soares, irmã de Lys.