Morre José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai

Figura histórica e símbolo de resistência, Mujica faleceu aos 89 anos após uma longa batalha contra o câncer

Por Roberta de Jesus

Fonte: Reprodução

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. Ele foi chefe de Estado entre 2010 e 2015. A confirmação da morte veio do atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, considerado um dos sucessores políticos de Mujica. Em abril de 2024, o ex-presidente anunciou que estava lutando contra um tumor no esôfago, que estava gravemente comprometido. Em janeiro, ele revelou que o câncer havia se espalhado. Mujica também informou que sua situação era “duplamente complicada”, devido a uma doença imunológica que o afetava há mais de 20 anos, comprometendo seus rins.

Na segunda-feira (12), Lucía Topolansky, esposa de Mujica e ex-vice-presidente do Uruguai, informou que o político estava em fase terminal e recebendo cuidados paliativos.

José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu no dia 20 de maio de 1935. Nos anos 1960, ele se juntou ao Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, um grupo guerrilheiro que se tornou conhecido por assaltar bancos e distribuir o dinheiro e comida roubados para os mais necessitados, antes da instalação da ditadura militar uruguaia em 1973.

Durante sua atuação clandestina, Mujica foi ferido quatro vezes em confrontos com a polícia. Ele conseguiu escapar da prisão duas vezes, mas acabou sendo recapturado em 1972.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS