O governador Cláudio Castro (PL) formalizou, nesta segunda-feira (19), a indicação do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Se aprovada pela Assembleia Legislativa (Alerj), a nomeação fará com que Pampolha renuncie ao cargo no Executivo, transferindo a posição de primeiro na linha sucessória para o atual presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil).
A mensagem oficial com a indicação foi enviada ao Legislativo e publicada em uma edição extra do Diário Oficial. A movimentação política faz parte de um acordo para ampliar a visibilidade de Bacellar, que já é pré-candidato ao governo do estado em 2026. Com a saída de Pampolha, o presidente da Alerj deve ganhar mais espaço nas ações do governo nos próximos meses.
Transição planejada
A expectativa no Palácio Guanabara é que Bacellar assuma o governo ainda no primeiro semestre de 2025, após uma possível renúncia de Cláudio Castro, que planeja disputar um cargo no Legislativo. Dessa forma, Bacellar poderá concorrer à reeleição em 2026 já como governador titular.
A vaga no TCE foi aberta após a aposentadoria compulsória do conselheiro José Mauricio Nolasco, que completou 75 anos. Pampolha, de 38 anos, precisará deixar o MDB para assumir o cargo no tribunal, onde os conselheiros devem manter independência partidária. Antes de ser vice-governador, ele comandou as pastas de Meio Ambiente e Esportes no estado.
Rompimento político
Pampolha e Castro já estavam politicamente afastados desde fevereiro deste ano, o que contribuiu para que Bacellar se tornasse o preferido do governador para sucedê-lo. Agora, a nomeação do vice deve ser aprovada sem obstáculos na Alerj, onde Bacellar tem amplo apoio – inclusive da bancada que o reelegeu por unanimidade à presidência da Casa no início de 2024.
Etapas para a confirmação
O processo de indicação seguirá os seguintes passos:
- Análise na CCJ: Nesta terça-feira (20), a Comissão de Constituição e Justiça da Alerj avaliará a mensagem do governo.
- Sabatina: A Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, presidida pelo deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), aliado de Bacellar, fará uma sabatina com Pampolha.
- Votação em plenário: A nomeação precisará ser aprovada pela maioria dos deputados presentes em sessão. A previsão é que a votação ocorra na próxima quarta-feira (21), a partir das 15h.
Com o cenário favorável, a tendência é que a indicação seja confirmada, consolidando as mudanças no comando político do estado.