Quase 30 montadoras de carros aderiram ao programa do governo federal que prevê a redução de impostos para baratear o valor dos automóveis no Brasil. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC) informou, nesta quarta-feira (14), que foram nove de carros, dez de caminhões e nove de ônibus.
Em relação aos carros de passeio, demonstraram interesse em participar do programa as montadoras Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot. Elas colocaram à disposição 233 versões de 31 modelos de automóveis. O MDIC informou ainda que “a lista é dinâmica, ou seja, as montadoras podem a qualquer momento incluir outros modelos, desde que comuniquem o MDIC”.
O MDIC disponibiliza a lista completa dos modelos e versões organizada por ordem alfabética, com os descontos previstos, e pelo valor dos modelos.
Os descontos no valor final dos carros incluídos no programa do governo federal vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil, podendo aumentar a depender dos critérios usados pelas fábricas e concessionárias. Além disso, o tamanho do desconto no preço dos carros vai depender de três critérios: menor preço, maior eficiência energética (menos poluente) e maior porcentagem de conteúdo nacional. “Quanto maior a pontuação nesses critérios, maior o desconto”, afirma o MDIC.
*Com informações de Agência Brasil