A seleção feminina brasileira de vôlei enfrentou uma derrota diante dos Estados Unidos por 3 sets a 0, encerrando a segunda rodada classificatória da Liga das Nações. O jogo, realizado neste domingo (18), no Estádio Nilson Nelson, em Brasília (DF), reeditou a final olímpica dos Jogos de Tóquio, na qual o Brasil saiu derrotado.
O técnico José Roberto Guimarães analisou a partida, destacando as dificuldades enfrentadas pela equipe e a necessidade de melhorar aspectos como recepção e contra-ataque.
Com o resultado negativo, o Brasil agora ocupa a quinta posição na tabela de classificação, com 18 pontos, liderada pela Polônia com 20 pontos. Os Estados Unidos estão na segunda posição, seguidos por Turquia e China.
Na partida, a oposta norte-americana Thompson se destacou como a maior pontuadora, registrando 15 pontos. Pelo lado brasileiro, a central Thaisa se sobressaiu com 12 pontos, sendo 10 deles em ataques.
Apesar da derrota, a equipe brasileira busca aprender com a partida e focar na evolução para os próximos jogos. A seleção embarcará para Bangcoc, na Tailândia, onde ocorrerá a terceira e última rodada da fase classificatória. O primeiro jogo será contra a Itália no dia 28 de junho.
Competição
A Liga das Nações é uma competição que reúne as 12 seleções mais bem ranqueadas pela FIVB. Os jogos também somam pontos para o ranking mundial da federação e contribuem para a busca de uma vaga olímpica nos Jogos de Paris 2024.
A fase classificatória conta com 12 partidas para cada seleção, sendo seguida pela fase eliminatória com as oito melhores colocadas avançando para as quartas de final. Vale ressaltar que os Estados Unidos já têm vaga garantida nas quartas por serem os anfitriões da fase final, que ocorrerá de 12 a 16 de julho.
A seleção brasileira de vôlei feminino está determinada a buscar a evolução necessária para conquistar o tão almejado título na Liga das Nações e continua seu caminho na competição com os próximos desafios pela frente.