BAND FM CAMPOS

Japão registra primeiro caso no mundo do vírus Oz

Mulher de Ibaraki é vítima do vírus Oz transmitido por carrapatos, levantando preocupações sobre a infecção no país

Por Redação

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão anunciou que uma mulher na casa dos 70 anos, falecida no ano passado, foi o primeiro caso registrado de doença infecciosa causada pelo vírus Oz no país e no mundo. Acredita-se que carrapatos duros sejam portadores do vírus.

Segundo o ministério, a vítima morreu de miocardite, inflamação dos músculos cardíacos, na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio. Ela procurou o hospital com febre e fadiga, e um carrapato foi encontrado picando sua perna. A autópsia confirmou a infecção pelo vírus Oz.

As autoridades afirmam que este é o primeiro caso documentado de infecção pelo vírus Oz, seja fatal ou não. Testes de anticorpos em amostras de sangue mostraram que outras pessoas também foram infectadas.

Embora ainda não se saiba exatamente como a infecção ocorre, é provável que a picada de carrapatos portadores seja uma das causas. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda o uso de roupas de manga longa e calças compridas ao visitar áreas verdes onde carrapatos possam ser encontrados.

O vírus Oz foi identificado pela primeira vez no Japão em 2018, em um tipo específico de carrapato duro encontrado nas regiões de Kanto, incluindo Tóquio, e nas regiões central e oeste do país.

*Com informações de NHK – emissora pública do Japão – Tóquio

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS