A Polícia Civil divulgou as imagens de dois homens considerados foragidos da operação que investiga uma quadrilha especializada no golpe do “falso advogado”. A ação foi realizada na última quinta-feira (18), em Campos dos Goytacazes, em uma atuação conjunta entre a Polícia Civil do Paraná e a Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Os procurados são Solimar Felix da Silva e Juan Jose Alves de Azevedo, que não foram localizados durante o cumprimento dos mandados. Ao todo, cinco pessoas foram presas na operação.
A investigação apura um esquema de estelionato eletrônico que causou prejuízo de aproximadamente R$ 550 mil a um empresário de Arapongas, no norte do Paraná.
De acordo com o delegado Ricardo Freitas, responsável pelo caso, os investigados em Campos atuavam no núcleo financeiro da organização criminosa. Eles seriam responsáveis por receber os valores obtidos com os golpes e movimentar rapidamente os recursos para dificultar o rastreamento pelas autoridades.
Segundo a Polícia Civil, parte do dinheiro era sacada em espécie, enquanto outra parte era transferida para contas de cartão de crédito, plataformas de apostas esportivas e operações com criptomoedas, numa tentativa de ocultar a origem dos valores. Em troca, os envolvidos recebiam uma porcentagem sobre cada transação realizada.
O golpe que deu origem à investigação ocorreu em dezembro de 2025. Na ocasião, os criminosos utilizaram informações reais de processos judiciais para dar credibilidade à fraude. A vítima foi contatada por pessoas que se passavam por advogados e magistrados de tribunais superiores, que alegavam ser necessário o pagamento de taxas para liberar supostas indenizações retidas pelo Poder Judiciário.
A Polícia Civil segue com as investigações para localizar os dois foragidos e identificar outros possíveis integrantes do esquema.


