A Prefeitura de Quissamã investe em mais uma ação para o fortalecimento da segurança no município. O “Convênio Quissamã Mais Segura” foi assinado nesta quarta-feira (12), pela prefeita Fátima Pacheco e o delegado da 130ª DP (Quissamã), Raul Morgado. O acordo entre a Prefeitura de Quissamã e a Polícia Civil vai, através do Regime Adicional de Serviço (RAS), aumentar o efetivo de policiais diariamente na cidade, com mais dois agentes, que vão atuar na melhoria do atendimento de ocorrências e investigações na delegacia, dando mais celeridade aos inquéritos policiais, incluindo os atendimentos às mulheres vítimas de violência.
O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, o vereador Janderson Barreto e o capitão Aued Castilho, comandante da 2° CIA do 32° BPM (Macaé), também participaram da assinatura do convênio. Nas ações de reforço da segurança, desde 2021, Quissamã conta com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), contratação de policiais militares, enquanto estão fora de sua escala rotineira de trabalho. O município tem duas equipes do Proeis por dia, com oito policiais militares.
“Fizemos com a Polícia Civil o mesmo que fizemos com a Polícia Militar (através do Proeis). A partir de agora a Prefeitura de Quissamã vai pagar mais dois policiais civis por dia, por meio do RAS, com o objetivo de reforçar ainda mais a segurança no nosso município. Esta é uma grande parceria entre município e estado que faz com que a cidade de Quissamã esteja cada vez mais protegida”, ressaltou a prefeita Fátima Pacheco.
O delegado Raul Morgado agradeceu o empenho da cidade de Quissamã para a formalização da parceria. “Essa é uma parceria importantíssima para a segurança pública de Quissamã. Com esse convênio nós vamos dobrar o efetivo de agentes da delegacia, visando um atendimento melhor para as ocorrências de violência doméstica e demais crimes”, conta Morgado.
Resultado é visto na redução de ocorrências
Quissamã já colhe frutos pelo investimento no reforço de agentes nas ruas do município. Dados revelados pela 130ª DP apontam queda nos números de ocorrências em comparativos de janeiro a julho de 2022 e 2023: 100% nas ocorrências de roubo de carga, celular e residência: redução de 77,8% e 71,4% em letalidade violenta e roubo a transeunte, respectivamente. “Esse convênio certamente nos possibilita avançar ainda mais na segurança da nossa cidade e dos nossos cidadãos”, salientou o vice-prefeito Marcelo Batista.
Já o secretário Paulo Vitor Arquejada ressalta os investimentos realizados para a Guarda Municipal, como o Plano de Carreiras, aquisição de novos veículos e rádios digitais, de coletes à prova de balas e uma unidade de atendimento móvel. “Essas ações promovem mais celeridade aos trabalhos de investigação da cidade. Tudo isso, associado aos serviços assistenciais, de iluminação pública, entre outros, refletem na queda dos indicadores de criminalidade”, revelou o secretário.
Fonte: Ascom Quissamã