Nesta segunda-feira (17), foi lançado oficialmente o tão aguardado Festival de Inverno de Campos, um evento que promete aquecer os corações dos amantes da gastronomia. Com início marcado para o próximo sábado (22) e duração até o dia 6 de agosto, o festival reunirá 26 restaurantes da região que oferecerão pratos exclusivos ao preço único de R$ 44,90.
“A ideia do valor dos pratos é democratizar a gastronomia da cidade, dando oportunidade para todas as pessoas conhecerem um pouquinho de cada restaurante participante e aproveitar as delícias de cada um deles”, afirmou Maurício Vasconcellos, Diretor de Marketing da CDL.
A sede da Câmara de Dirigentes Legistas (CDL) Campos foi o palco do lançamento do evento que conta com a realização conjunta do Sebrae Rio e da Liga Gastronômica de Campos, além dos apoios da CDL e da Secretaria de Turismo do município. Com essa parceria de peso, a expectativa é que o Festival de Inverno de Campos seja um verdadeiro sucesso.
A cidade já possui um histórico de festivais gastronômicos bem-sucedidos, a exemplo do Festival de Comida de Boteco, que conquistou o paladar dos campistas e visitantes da planície. O evento revelou verdadeiros tesouros culinários, e um dos destaques foi o Boteco do Cabeça, que sagrou-se vencedor, encantando os jurados com seu famoso torresmo de rolo.
“A expectativa tá lá em cima para mais um festival gastronômico. E a CDL, por meio da CDL Jovem, não poderia ficar e não apoiar um evento como esse. As vagas foram preenchidas em tempo recorde. O pessoal da Liga Gastronômica e do SEBRAE estão super satisfeitos com isso”, destacou Árthur Sá, Presidente da CDL Jovem.
A importância do turismo gastronômico para a economia local
O turismo gastronômico é importante para a economia de uma cidade. Ao destacar sua culinária local, atrai viajantes em busca de novas experiências. Isso beneficia restaurantes, produtores locais e estimula a cadeia alimentícia, gerando empregos e impulsionando o setor de serviços. Além disso, promove a identidade cultural, aumentando a visibilidade da cidade como destino turístico.
“O festival é importante para a nossa cidade receber o visitante da melhor forma possível, através da comida. Valorizando nossos restaurantes, a gente apoia esse evento para que possamos receber os visitantes com todo o requinte gastronômico dos nossos chefes locais”, comentou Hans Muylaert, Secretário de Turismo de Campos.
Impulsionamento do setor de restaurantes
Os festivais gastronômicos também são importantes para os empresários do setor de restaurantes. Eles proporcionam uma plataforma para apresentar suas criações culinárias a uma audiência ampla e diversificada, atraindo novos clientes e fortalecendo sua reputação. Além disso, a exposição nesse tipo de evento possibilita o estabelecimento de networking e parcerias comerciais com outros profissionais da indústria alimentícia. Com todos esses benefícios, os festivais impulsionam o crescimento e o sucesso financeiro dos restaurantes participantes.
“Esse evento é super importante, porque conecta os clientes aos restaurante de uma maneira dinâmica, prazerosa e com pratos acessíveis”, disse Guilherme Reche, Coordenador Regional do SEBRAE-RJ.
Confira os pratos e os restaurantes participantes: