Estátua de Tiradentes é alvo de vandalismo em Campos

A depredação ocorreu na madrugada do último sábado (05)

Por Daniel Carlos

Foto: Otávio Fonseca

Nesta segunda-feira (07), dois dias após a cabeça da estátua de Tiradentes ser alvo de vandalismo, estilhaços da destruição ainda continuam espalhados ao redor do monumento. A depredação ocorreu na madrugada do último sábado (05) na Praça Batalhão Tiradentes no Centro de Campos dos Goytacazes.

Segundo populares, devido aos festejos do Santíssimo Salvador, o movimento na região estava intenso e até às 03h da manhã do dia 05 de agosto nada foi observado. O delito teria acontecido após este horário.

A Polícia Militar (PM) comunicou que não foi acionada e que a investigação do caso será feita pela Polícia Civil. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, lamentou o ocorrido.

“Ao longo do tempo nosso patrimônio foi abandonado, por muitos gestores e proprietários dos mesmos. Recuperar tudo é urgente. A tarefa é coletiva, plural. Temos que, como sempre proponho, levar a importância do cuidado com nosso patrimônio ao cidadão campista e nas escolas, de forma sistemática e potente”, declarou Auxiliadora.

Homenagem ao legado de Tiradentes, a estátua se encontra na esquina da Rua Carlos de Lacerda com Avenida 7 de Setembro na área central de Campos, região que segundo comerciantes vem sofrendo com o abandono por parte do poder público.

A reportagem pediu explicação à Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes em relação ao motivo dos estilhaços da cabeça do monumento continuarem no local, mas até o fechamento e publicação desta matéria, não obtivemos retorno.

Vale destacar que o Código Penal (Lei nº 2.848/40) prevê sanções para quem causa dano ao patrimônio público. Segundo o Artigo 163, a pena por “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia” é de detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS