Com apenas 22 anos, ela chocou o país ao anunciar em entrevista exclusiva concedida no Fantástico e veiculada no último domingo, dia dos pais (não sei se por coincidência ou ironia), que estaria abrindo mão de um patrimônio de R$ 18.000.000,00 (dezoito milhões de reais) para evitar uma briga judicial com seus pais.
“Mas quem é Larissa Manoela?” Para quem já conhece a atriz, pode pular para o próximo parágrafo. Se você não a conhece, vale uma breve apresentação. Larissa Manoela é atriz e cantora, e começou a carreira aos 4 anos de idade, famosa por papeis de destaque na TV, como nas novelas Carrosel, As aventuras de Poliana e Cúmplice de um resgate. Atualmente a atriz possui cerca de 85 produtos licenciados entre roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza, produtos infantis, material escolar, itens de decoração e outros.
Aparentemente uma carreira de sucesso. Mas nem tudo que reluz é ouro. Segundo relatado por Larissa desde a infância seus pais gerenciaram sua carreira e administraram todo patrimônio adquirido ao longo da vida profissional.
Porém, após a atriz completar a maioridade ela buscou conhecer seus negócios e a relação com seus pais foi se desgastando. Eles não a deixavam controlar seu próprio dinheiro, e destinavam a ela um lucro menor de suas empresas comparado com o dos pais, cerca de 2% para Larissa e 98% para seus pais.
Até mesmo para uma simples ida a praia Larissa precisava pedir dinheiro aos pais.
Diante dessa situação a família entrou em conflito e a atriz alega que tentou buscar de várias formas um acordo com seus pais, que não foi concretizado, pois eles faziam questão que caso se desligassem das empresas, a filha teria que lhes conceder 6% de seu lucro pelos próximos dez anos.
Nesse impasse, na entrevista concedida ao Fantástico, Larissa anunciou que por priorizar sua saúde mental irá abdicar de seu patrimônio, avaliado por ela em 18 milhões de reais, para seus genitores.
A entrevista gerou imensa repercussão nacional. Larissa Manoela ficou em primeiro lugar dos assuntos mais comentados na plataforma X, o antigo Twitter. No Instagram, a artista alcançou a marca de 50 milhões de seguidores após a entrevista.
Mas, diante desse caso que vem circulando por toda a internet, a pergunta que não quer calar é a seguinte: os pais podem usar ou controlar o dinheiro dos filhos menores de idade?
A resposta é sim, os pais podem utilizar o dinheiro dos filhos. Mas há limites e regras legais que precisam ser observadas, sempre visando o melhor interesse da criança ou adolescente.
Para situações similares a da Larissa Manoela, que a criança passa a desenvolver vários trabalhos, demandando muitos cuidados, é permitido e razoável que os pais deixem de trabalhar com outras coisas para administrar a carreira e o dinheiro do filho.
Nesses casos, é natural que os pais recebam um pró-labore pelos serviços de administração prestados à carreira do filho, mas o valor precisa estar em linha com o que é praticado no mercado e não pode ser abusivo.
Em tempos de redes sociais, onde milhares de crianças ganham fama e arrecadam elevadas quantias com publicidade, o caso da Larissa Manoela veio para levantar um debate importante.