Projetos selecionados nas Feiras de Ciências serão premiados pela Educação em Campos

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro, às 9h, no Centro de Convenções da Uenf

Por Luana Clara

Foto: PMCG

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia divulgou a relação dos projetos selecionados na X Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti) de Campos dos Goytacazes e na V Feira de Ciências dos Anos Iniciais. Os eventos aconteceram durante a XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada de 16 a 18 de outubro no Jardim São Benedito com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, a cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro, às 9h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em consonância a um evento de integração e culminância dos Programas Municipais Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa.

Clique aqui e confira a lista das unidades selecionadas.

“Além disso, os seis projetos da Femucti selecionados irão para a XVIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVII Fecti), que acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Cefet Maracanã, Rio de Janeiro. Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos e profissionais que, a cada ano, se superam ainda mais na criação de projetos e estão imersos na perspectiva da pesquisa, interessados em produzir ciência de qualidade. A educação pública faz sim a diferença na vida de todo mundo e pode muito. Estamos construindo a história”, afirmou Tânia.

A coordenadora geral da SNCT, Carla Salles, explicou que, neste ano, houve um número maior de projetos participando, o que demonstra o trabalho efetivo que vem sendo realizado nas unidades escolares pelos professores e alunos.

“Foi lindo ver o entusiasmo, a motivação, o envolvimento e o orgulho dos alunos apresentando seus projetos, mostrando o seu potencial e seu protagonismo. E também, a satisfação e realização dos professores orientadores. A banca de julgadores foi composta por graduados, mestres, doutores e até pós-doutores na grande área de Ciências Naturais. Os seis projetos dos anos finais irão participar da XVIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Este ano, teremos uma premiação muito especial: duas creches que demonstraram que é possível, sim, começar a fazer Ciência na Educação Infantil, mostrando que nossa missão de alfabetização científica está sendo concretizada. Me sinto plenamente realizada e agradeço profundamente a cada um dos atores envolvidos nessa grande conquista”, disse Carla.

Além das unidades selecionadas para participarem da Feira Estadual, dois projetos receberão menção honrosa em virtude dos trabalhos exitosos apresentados.

A Escola Municipal Dr. Luiz Sobral teve dois projetos selecionados. Um deles abordou o tema “Alunos da rede municipal de Campos dos Goytacazes-RJ produzem sabão de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar e óleo de fritura usado”. O trabalho teve participação da orientadora Cristiane Maria Fernandes Gomes Marques e dos alunos João de Jesus Pereira Mota, Maria Luiza Oliveira Felismindo e Mellina Martins Cordeiro Lima.

O segundo projeto falou sobre o tema “Fortalecendo vozes: parceria aluno-escola para representação estudantil”, sob orientação de Paula Farah Arueira e desenvolvido pelos alunos Bárbara Valentim Terra, Sara Rangel Maciel e Paulo Vitor Ribeiro Rodrigues.

Os outros selecionados são da Escola Frederico Paes Barbosa, com o projeto Guardiões da Ciência – um clube de ciências na Escola; Ciep Clóvis Tavares – Produção de vegetais por hidroponia vertical: uma proposta para aproveitamento de pequenos espaços; E.M. Santa Maria – Climatizando sala de aula; e E.M. Eloy Ornelas – Antropoceno no Rio Açude: do lazer ao lixo.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS