Escola de Tocos sediará lançamento da “Biblioteca da Diversidade”

Unidade vai sediar o encerramento das práticas literárias do projeto Biblioteca Volante “Goiabada com Chuvisco”, que, ao longo deste ano, atendeu a 24 escolas e teve um total de 5.900 estudantes beneficiados

Por Luana Clara

Foto: Seduct

Na próxima terça-feira (19), a Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, situada em Tocos, vai sediar o encerramento das práticas literárias do projeto Biblioteca Volante “Goiabada com Chuvisco” e, ainda, o lançamento da “Biblioteca da Diversidade”. De acordo com a coordenadora municipal das Políticas Públicas de Acesso e Incentivo ao Livro e à Leitura, Anna Raquel Pourbaix, ao longo deste ano o “Goiabada com Chuvisco” atendeu a 24 escolas e teve um total de 5.900 estudantes beneficiados.

“Na oportunidade, lançaremos o novo acervo ‘Biblioteca da Diversidade’. Já a nossa Biblioteca Volante percorreu as escolas municipais proporcionando direito e incentivo à Literatura, de forma lúdica e interativa. Ler é criar asas para voar alto na vida.  A leitura liberta, humaniza, emancipada, cura. Precisamos criar o gosto pela Literatura na Infância. Daí a importância desses projetos”, ressaltou Ana.

Gestor da Getúlio Vargas, Luiz Augusto Bernardo de Souza disse que receber projetos como esse culmina com o trabalho já desenvolvido na biblioteca da unidade e outros espaços escolares.

“A criança, quando pratica a leitura, libera seu pensamento, sua imaginação, começa a questionar, a duvidar. Esse processo é importante para o desenvolvimento de seu senso crítico, que é a capacidade que o ser humano tem de emitir opiniões, contradizer, sempre de maneira inteligente e racional. Ficamos felizes em receber esse projeto, nos sentimos agraciados com a iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) por estabelecer parcerias como essa em nossa escola”, explicou o gestor.

Biblioteca da Diversidade

Até o dia 28 deste mês, unidades escolares do município vão receber o projeto “Biblioteca da Diversidade”, que contempla a doação de estruturas com livros literários infantis e temas da cultura afro-brasileira e povos indígenas. Ao todo, 1068 crianças de 6 a 12 anos já foram beneficiadas. As ações tiveram o objetivo de viabilizar a formação aos professores, para conduzir pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras.

De acordo com o produtor cultural responsável pela realização do “Biblioteca da Diversidade”, Kauan Ferreira, foram doadas estruturas com 80 livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira, assim como cinco títulos impressos em braille. Também foram ofertados 50 jogos e brinquedos educativos e acervo de materiais artísticos, contendo papéis, lápis, canetinhas, entre outros.

O projeto contou com intérpretes de Libras e um monitor, que auxiliou o público no espaço e também orientou os participantes com deficiências físicas, visuais ou espectros, síndromes ou doenças que geram limitações. Ele acontece através da Lei de Incentivo à Cultura, tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Altia e Komedi, com patrocínio da Ferroport e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

“Apesar de ser uma lei há mais de 20 anos, e a cultura afro-brasileira ser ensinada nas escolas, sabemos que na realidade isso ainda está muito longe de acontecer. Projetos como o Biblioteca da Diversidade vêm como uma tentativa de fortalecer isso nas escolas, com os alunos e educadores. Por isso, a oficina com os professores, que faz parte da ação, é tão importante. É como se plantássemos uma sementinha nos professores, isso vai ser repassado para as crianças e regado diariamente com os materiais doados”, comentou Kauan.

INSTITUIÇÕES QUE RECEBERAM AS APRESENTAÇÕES

Escola Municipal Conceição do Imbé

Escola Municipal Cláudia Almeida

Escola Municipal Conselheiro Josino

Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco

Escola Municipal Alcebíades Candiano

Escola Municipal de Aprendizagem Inclusiva (Cidade da Criança Zilda Arns)

Escola Municipal Maria Antonia Pessanha Trindade

Escola Municipal Califórnia

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS