A Unidade Básica de Saúde (UBS) do IPS realizará, nesta quarta-feira (27), das 8h às 12h, o evento “Saúde do Homem no Território”, na Sociedade Ornitológica de Campos (SORCAM). A ação tem como objetivo promover a saúde integral do homem, com foco na prevenção de doenças e na conscientização sobre a importância do autocuidado, especialmente no “Novembro Azul”.
O evento contará com a participação da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da unidade, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que estarão à disposição para oferecer uma série de serviços gratuitos à população. Entre os serviços oferecidos estarão consultas médicas, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, atualização da caderneta de vacinação, aferição de pressão arterial (PA) e glicemia capilar (HGT), além de rodas de conversa sobre promoção da saúde e prevenção de doenças. Também haverá atendimento odontológico e serviço de assistência jurídica disponível durante o evento.
Para o enfermeiro da UBS do IPS, Vinícius Macre, o cuidado integral com a saúde do homem durante a campanha do “Novembro Azul” é essencial. “Esse trabalho vai além da prevenção do câncer de próstata. Este mês de conscientização busca incentivar os homens a cuidarem de todos os aspectos de sua saúde, incluindo saúde mental, controle de doenças crônicas, cuidados preventivos e qualidade de vida”, afirmou Vinícius.
O enfermeiro ressalta que muitos homens ainda evitam consultas médicas regulares e exames preventivos, o que aumenta os riscos de doenças graves, frequentemente detectadas tardiamente. “O Novembro Azul, então, atua como uma campanha para reduzir esse estigma e conscientizar sobre a importância do autocuidado, buscando reduzir a mortalidade por meio da prevenção e do tratamento precoce”, explicou o encarregado.
Além dos cuidados físicos, o evento abordará a saúde mental dos homens, um aspecto frequentemente negligenciado. “O enfoque integral permite que os homens desenvolvam uma rotina de saúde mais equilibrada, preocupando-se não só com a saúde física, mas também com aspectos psicológicos e emocionais, criando condições para uma vida mais saudável e longa”, completou Vinícius.
O enfermeiro também destaca a importância de trabalhar com os equipamentos sociais do território, como a Sociedade Ornitológica de Campos, para alcançar uma saúde mais acessível e integrada. “Esses espaços têm um papel estratégico na sensibilização e no atendimento das necessidades da população, principalmente em áreas vulneráveis”, afirma Vinícius, pontuando que, ao integrar serviços de saúde com espaços comunitários, a UBS busca alcançar um público mais amplo, facilitando o acesso à prevenção e ao autocuidado de forma contínua e próxima da realidade da comunidade.
Fonte: PMCG