Quissamã amplia frota de transporte escolar

Com uma equipe de 33 motoristas e 32 fiscais, o Transporte Escolar da Prefeitura mantém um serviço eficiente e seguro

Por Redação

Foto: Adilson dos Santos

As aulas começaram no dia 06 e o Programa de Transporte Escolar oferecido pela Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está em pleno funcionamento. Com uma frota de mais de 30 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans, o serviço atende a demanda de mais de mil estudantes das redes municipal, estadual, federal e particular.

Os veículos são adquiridos por meio do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que tem como principal objetivo garantir o acesso diário e a permanência de alunos residentes em áreas rurais e localidades distantes nas escolas públicas de educação básica. Em Quissamã, a oferta do transporte escolar foi ampliada para contemplar também estudantes que moram a mais de 2 km da unidade de ensino onde estão matriculados.

“Nosso compromisso é oferecer um transporte escolar seguro, acessível e de qualidade para todos os estudantes. A educação é prioridade, e garantir o deslocamento dos alunos com conforto e segurança é essencial para o desenvolvimento de Quissamã.”, Prefeito Marcelo Batista

O programa também assegura a inclusão: mais de 150 crianças e adolescentes com necessidades especiais são atendidos, contando com rotas diferenciadas que cobrem todo o município e garantem o acesso às unidades de ensino, ao CAEEQ e ao EAP no contra turno. Além disso, todas as rotas que transportam esses alunos contam com cuidadores.

Com uma equipe de 33 motoristas e 32 fiscais, o Transporte Escolar da Prefeitura mantém um serviço eficiente e seguro. A secretária de Educação, Helena Lima, reforçou a importância desse suporte para garantir o direito à educação:

“Nosso objetivo é assegurar que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, possam frequentar a escola com tranquilidade. O transporte escolar é um elemento essencial para a inclusão e permanência dos estudantes na rede de ensino”, ressaltou Helena Lima, Secretária de Educação

Desde 2023, todos os ônibus adquiridos pelo programa já vêm climatizados. No entanto, os veículos adquiridos anteriormente não possuem esse recurso, e, por questões regulatórias, não há autorização para a inclusão desse acessório.

Fonte: Secom

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS